Destaques

HOSPITAL FAZ RETIRADA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS PARA DOAÇÃO

A Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas, fez a primeira doação múltipla de órgãos da unidade de saúde. Foram recebidos o coração, os rins e as córneas do jovem Alessandro de Paula Vitor, de 22 anos, que morreu após complicações depois de um acidente de moto.

Conhecido como Sandrinho, ele deixou um filho de apenas dois anos. Alessandro trabalhava como motoboy e sofreu o acidente na noite do último sábado (8), quando caiu durante uma manobra de moto. Ele estava sem capacete e passou por cirurgia um dia depois. Na segunda-feira (10) ele apresentou melhoras, mas teve morte cerebral no dia seguinte. .

A família decidiu, então, doar todos os órgãos possíveis. Com isso, foram doados o coração, o fígado, os rins e as córneas. Os órgãos foram transportados de helicóptero para Itajubá e Belo Horizonte.

“Após todos os exames eles chamaram a família. Foi constatada a morte cerebral, foi o momento mais difícil de nossas vidas, principalmente para a mãe dele. Filho único. A família foi procurada pela equipe multidisciplinar do hospital e] e imediato ela [mãe] pensou muito na vida das outras mães, ela estava sofrendo muito, mas o coração dela jorrava alegria para outras mães. Ela gostaria que outras mães fossem felizes e estão sendo [com as doações]”, disse Danieley Helena Andrade, que é prima de Alessandro e também enfermeira.

Ela revelou que até seis vidas pedem ser salvas com a doação de órgãos.

“Para o pessoal mais velho é até difícil aceitar, mas todo mundo aceitou com muita tranquilidade, pois sabe que a decisão foi muito sábia. Porque vai ajudar a salvar seis vidas”, falou.

A coordenadora da UTI da Santa Casa de Três Pontas, Tatiane Vieira de Paula Minberg, falou sobre o trabalho de orientação que é feito no hospital e como estes órgãos já estão ajudando pessoas da região e do estado.

“Foi realizada uma abordagem com família através da equipe multidisciplinar. Após o sim da família começou a abertura do protocolo e esse trabalho incansável da nossa comissão. Ontem terminou a captação dos órgãos e foi captado o coração, o fígado, os dois rins e as duas córneas, podendo ajudar seis pessoas. Já foram encaminhados, coração, rins e fígado. Receptores estavam a postos para receber esses órgãos. As córneas também foram para Belo Horizonte. Somente o fígado foi para Itajubá. O restante para Belo Horizonte e seguiu o ranking de perspectiva dos receptores”, disse a coordenadora.

Esta captação de órgão para doação foi a terceira de Três Pontas, mas pela primeira vez ocorreu doação múltipla de órgãos na cidade.