CidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolicialTrês Corações

IDOSO TEM QUEIMADURAS DURANTE BANHO EM LAR DE IDOSOS

A Polícia Civil investiga o caso de um idoso de 71 anos que sofreu queimaduras de segundo grau no corpo enquanto tomava banho em um lar de idosos de Três Corações (MG). O Conselho de Idosos informou que irá apurar a situação.

A Civil esteve nesta quinta-feira (14) no Lar Ancianato Frederico Ozanam e no Hospital São Sebastião, onde a vítima está internada.

O caso aconteceu na segunda (11). A Polícia Militar foi acionada e esteve no hospital para conversar com a assistente social.

Aos militares, a profissional explicou aos militares que o idoso de 71 anos chegou com queimaduras de segundo grau na região do rosto, abdômen e partes íntimas. Segundo a vítima, ele teria sofrido as queimaduras durante o banho, porque estava sozinho no momento e a água esquentou demais.

No lar de idosos, a PM conversou com uma testemunha que relatou que o idoso tem dificuldades de locomoção e toma banhos em uma cadeira. Na ocasião, havia uma cuidadora auxiliando ele, mas ela teria se ausentado para ajudar um enfermeiro que solicitou apoio para mover outro idoso.

Conforme os relatos, a cuidadora ouviu a vítima pedir ajuda e quando ela chegou no local, notou que grande parte do corpo do idoso estava avermelhado.

Ainda segundo a PM, a cuidadora prestou socorro de imediato e levou o senhor para o hospital. Ela relatou que a água já estava em temperatura boa para o banho e não sabe o motivo pelo qual houve o superaquecimento. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Em nota, a instituição informou que o Ancianato Antônio Frederico Ozanam, é uma instituição filantrópica que atua na cidade desde 1992. Atualmente, conta com 33 assistidos e equipe técnica.

O Ancianato também informou que a energia é fotovoltaica e a água esquentou abruptamente na ocasião. Diante do acidente, o idoso foi socorrido e recebeu os procedimentos médicos necessários. Conforme a nota, ele está bem, em situação estável e medicado.

O idoso segue internado no Hospital são Sebastião de Três Corações.

Conselho de Idosos

O Conselho Municipal do Idoso de Três Corações informou à EPTV, afiliada TV Globo, que não foi acionado oficialmente por autoridades.

Segundo a vice-presidente do Conselho, Mirian de Oliveira Cristina Nascimento, agora que tomaram conhecimento do caso, tudo será apurado. Mirian informou que não existe nenhuma outra denúncia contra o Ancionato e acredita que foi um caso isolado.

Mirian explicou ainda que o papel do conselho é fiscalizar as instituições que de alguma forma tenham envolvimento com a pessoa idosa e que sejam garantidos todos os direitos destas pessoas.

Por isso, serão levantadas as informações para que o caso seja esclarecido, além de ser apurado se houve negligência.