Principais

INMET EMITE ALERTA DE CHUVA INTENSA PARA MAIS DE 800 CIDADES EM MG

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (03/01) três alertas de chuvas intensas e um de acúmulo de chuvas para 836 municípios – dos 853 existentes – mineiros. Desse total, 718 têm grau de perigo, segundo o instituto, enquanto 118, “perigo potencial”. Desses 836, 136 cidades, incluindo Belo Horizonte e Região Metropolitana, estão sob alerta para grandes riscos de acúmulo de chuva.
Os quatro comunicados têm validade até a manhã desta terça-feira (04/01), todos até as 10h (veja lista completa das cidades abaixo).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, resume o Inmet, sobre os riscos para as 718 onde o grau de severidade é classificado como “perigo”.
Para os municípios restantes, os riscos são idênticos. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz comunicado do órgão.
Nas cidades com alerta de acúmulo de chuva é ressaltado a possibilidade de risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. As chuvas nestes municípios podem superar 60 mm/h ou 100 mm/dia.

As instruções do Inmet em caso de rajadas de vento são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, orientam que os motoristas não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
O Inmet também orienta que, se possível, as pessoas mantenham os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia desligados durante o período dos temporais. Em caso de alagamentos, recomenda a proteção de pertences em sacos plásticos, a permanência em locais abrigados e a atenção na alteração de encostas.
Via Estado de Minas