DepartamentosDestaquesGeralNotícias

INSS COMUNICARÁ APOSENTADOS SOBRE DESVIOS E DEVOLUÇÃO

O processo de devolução do dinheiro de aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de desvios ilegais em mensalidades do INSS terá início na semana que vem, informou o presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8).

De acordo com Waller, o INSS vai emitir, a partir desta quinta-feira, um comunicado aos segurados que não sofreram nenhum desconto associativo – foram 27 milhões de pessoas, segundo o ele. O aviso será feito unicamente pelo canal Meu INSS, que pode ser acessado via site ou aplicativo.

Já na próxima terça-feira (13), o INSS vai informar a todos os beneficiários que tiveram algum desconto associativo de suas mensalidades, também de forma exclusiva pela plataforma Meu INSS.

“Ele não precisa correr para nenhum meio, será informado pelo canal Meu INSS. Não abram e-mail, mensagens de WhatsApp. O INSS não se comunica com você por nenhum outro meio que não seja o canal Meu INSS”, explicou Gilberto Waller.

No dia seguinte, o segurado vai poder acessar o valor que foi descontado e a qual associação ele corresponde. Isso poderá ser feito pelo Meu INSS e também pela central de atendimento 135. A partir daí, ele poderá selecionar uma opção caso não reconheça o valor descontado, gerando automaticamente uma cobrança para a entidade associativa.

Nesse caso, a associação terá um prazo de quinze dias para comprovar que possui vínculo com o segurado ou para fazer o pagamento do valor descontado ilegalmente. Ela fará um depósito ao INSS, que deverá repassar o montante ao beneficiário na mesma conta em que ele recebe o benefício regular da aposentadoria ou pensão.

Segundo o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, o ressarcimento virá de um bloqueio de bens das associações, a partir de uma ação de bloqueio de bens que vai ser impetrada pela AGU.