Destaques

INTERNAÇÃO DE IDOSOS COM COVID CAI APÓS INÍCIO DA VACINAÇÃO

Sob risco de colapso na saúde, Minas Gerais pode celebrar ao menos uma boa notícia relacionada à pandemia. Passados dois meses desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Estado, dados preliminares indicam que as internações pela doença diminuíram entre os idosos das faixas etárias já alcançadas pela campanha.

A média diária de pacientes hospitalizados com 75 anos ou mais caiu 18% entre o começo e o fim de fevereiro, ou 8% na comparação entre a segunda e a última semana do mesmo mês. O número total de internações por semana epidemiológica também apresentou redução, de 11% e 1,3%, respectivamente. Os índices podem parecer discretos à primeira vista, mas vão na contramão do aumento na ocupação das enfermarias e UTIs em todo o Estado, com seguidas altas nos atendimentos entre as demais faixas etárias.

Os idosos acima dos 90 anos eram um dos primeiros grupos prioritários, mas 18% deles ainda não receberam a primeira dose em Minas. Com as novas remessas dos imunizantes, a vacinação foi alcançando outras faixas etárias, de forma heterogênea, até chegar a pessoas com entre 75 e 79 anos em parte dos municípios. O cronograma varia de acordo com o público-alvo em cada cidade.

Os dados levantados, portanto, são preliminares e não possuem valor científico, mas apontam para os primeiros efeitos positivos das vacinas no controle da pandemia. “Há muitos outros fatores a serem considerados, mas acredito, sim, que iremos perceber mais nitidamente esses resultados a partir de abril, com um tempo maior para a aplicação da segunda dose. A expectativa é termos realmente notícias muito boas”, avalia o infectologista Unaí Tupinambás, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Belo Horizonte.

Via O Tempo