INVERNO EM MINAS COMEÇA COM POUCA CHUVA, CLIMA SECO E NOITES FRIAS
O inverno começou hoje, à 0h32, e a previsão é de poucas chuvas durante a estação, de clima seco, com madrugadas mais frias, e de elevação na temperatura durante o dia.
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação a temperatura sofre uma grande variação, com madrugadas muito frias. “Serão dias mais quentes e o período da noite esfriando novamente.” Além disso, o inverno neste ano será de pequena possibilidade de chuvas, diminuição na porcentagem da umidade do ar, que, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, o inverno deste ano pode ser ainda mais seco do que os últimos. “A umidade do ar deve ficar em estado de alerta, no entorno de 20%. Portanto, os cuidados com a saúde precisam ser tomados.” O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade do ar varie entre 50% e 80%. Então, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
Ruibran afirma que os recordes de frio no outono são comuns e podem não se repetir neste inverno. “As temperaturas podem voltar a subir nos próximos dias. O tempo deve ficar estável até o fim do mês”, afirmou. A previsão para esta segunda-feira é de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. As temperaturas podem ficar entre 14°C e 27°C. O inverno termina em 22 de setembro, às 16h21.
Via Estado de Minas