JOÃO VITOR XAVIER SERÁ PRESIDENTE DA CPI DOS “FURA FILA”
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apurar possíveis irregularidades na vacinação de servidores da Secretaria de Estado de Saúde iniciou os trabalhos nesta quinta-feira (18/3). A presidência ficará a cargo de João Vítor Xavier (Cidadania) e o relator do comitê será o deputado Cássio Soares (PSD).
Na semana passada, o Parlamento recebeu a lista com 828 funcionários da Saúde estadual que podem ter furado fila e recebido o imunizante antiCOVID-19 mesmo sem compor os grupos prioritários para a vacinação. Nessa quarta (17/3), o Estado de Minas confirmou que, além desse grupo, 1.852 assessores da pasta, lotados no interior, também vão ser alvos da Comissão de Inquérito.
As duas listas, já em posse da CPI, vão embasar os trabalhos. Os deputados pretendem ouvir os vacinados e apurar as condições de cada imunização, para saber se houve ilicitude.
Ulysses Gomes (PT), primeiro signatário do pedido de investigação, foi eleito vice-presidente do comitê.
Nesta sexta (19/3), a ‘CPI dos fura-filas’ se reúne para analisar requerimentos apresentados pelos deputados. A tendência é que o grupo já aprove os primeiros pedidos de informação solicitados ao governo de Romeu Zema (Novo). A ideia é definir, também, os nomes dos primeiros depoentes.
A ideia é ter, também, detalhes sobre questões como o número de leitos contratados para ampliar o combate ao vírus. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conduz apuração paralela sobre as vacinas.
Via Estado de Minas