Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

JUSTIÇA AFASTA ROBINHO DO CONSELHO TUTELAR

Atendendo ao pedido feito pelo Ministério Público, o Juiz de Direito Ademir Bernardes de Araújo Filho determinou a suspensão imediata do Sr. Robson Luis de Menezes Vieira, do seu cargo de Conselheiro Tutelar.

Segundo a decisão, no dia 28 de março Robinho estava responsável pelo plantão do Conselho Tutelar quando foi acionado a acompanhar uma diligência envolvendo uma menor no hospital São Vicente de Paulo, apresentando-se visivelmente embriagado e com comportamento alterado, inclusive, tumultuando o trabalho do médico plantonista.

Diante da gravidade da situação, o próprio médico constou o estado do Conselheiro Tutelar no prontuário de atendimento. Além disso, a própria família da menor que estava sendo atendida também solicitou providências ao Conselho Tutelar.

Cabe ressaltar que, antes desse fato, o Ministério Público já havia solicitado o afastamento do Conselheiro Tutelar, porém, na ocasião o pedido foi negado pelo justiça, que após as ocorrências no final do mês passado, reconsiderou a decisão.

Consta na decisão que o perigo de dano ou risco ao resultado do processo sobressai da necessidade de salvaguardar as crianças e adolescentes de eventual conduta irregular e violadora de direitos praticada por integrante do órgão responsável por protegê-las.

Em 2021, Robinho foi o candidato mais votado para o Conselho Tutelar, com 256 votos. Foi reeleito em 2023 com 179 votos, sendo o quarto mais votado entre os oito candidatos.

Em seu lugar deve tomar posse Julio Cesar Ferreira Casimiro, que teve 127 votos e ficou como seu suplente.