Informação com Credibilidade

Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

LOJA MAÇÔNICA COMEMORA 13 ANOS EM CARMO

Na noite deste sábado (19), foi realizado a sessão de comemoração dos 13 anos da loja maçônica Acácia do Sapucahy, em Carmo do Rio Claro.

Estiveram presentes Rodrigo Otávio dos Anjos e Rogério Laguna representantes da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, além de autoridades carmelitanas como o prefeito Felipe Carielo, acompanhado da secretária municipal de educação Lenise Souza, o promotor de justiça Cristiano Cassiolato, Sargento Maurício Monteiro, Andreza Santos do Conselho Tutelar, Leopoldo Antônio Pereira, representante do Rotary Club, Daniela Alves presidente da Casa da Criança, Cássio Carvalho Junior pelo Sindicato dos Produtores Rurais, dentre outros convidados.

DIA DO MAÇOM

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado dia 20 de Agosto. A data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta sociedade teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, era também um jornalista e político liberal, portanto, tinha influência na sociedade da época.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.