Informação com Credibilidade

DepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

MAIORIA DOS DEPUTADOS MINEIROS ELEITOS DECLARAM VOTO À BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ter, no segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto, os votos de quase metade dos deputados federais eleitos por Minas Gerais. Levantamento feito junto aos vencedores da disputa pelas 53 vagas do estado na Câmara dos Deputados mostra que pelo menos 25 deles defendem, abertamente, o candidato à reeleição.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu a etapa mineira do primeiro turno por diferença de cerca de 563,3mil votos, tem a preferência de 15 dos componentes da futura bancada de Minas.

Três optaram por não tornar pública a escolha que vão fazer diante da urna eletrônica. Registrado, ainda, o caso de um parlamentar que disse pretender não votar em “nenhum dos dois”.
Outros nove eleitos, embora contatados pela reportagem, não responderam ao questionamento.
O triunfo de Bolsonaro entre os deputados mineiros é reflexo da composição da futura bancada do estado. O PL, partido do presidente, arrematou 12 assentos – a reboque, sobretudo, do desempenho de Nikolas Ferreira, que conquistou 1,49 milhão de votos e ficou na primeira colocação entre os 513 deputados.
O Republicanos, que está na coligação do presidente, também vai caminhar uníssono em torno do capitão reformado. Entre os parlamentares, Bolsonaro conquistou votos, ainda, em siglas do centro à direita, como PP, MDB, União Brasil, PSC e Patriota.
O presidente conseguiu arregimentar, ainda, parlamentares de partidos que apoiam Lula. O Avante é uma das siglas da coalizão liderada pelo PT, mas Greyce Elias e a delegada Ione Barbosa, duas das ocupantes das quatro cadeiras do partido em Minas, vão seguir com Bolsonaro.
O mesmo ocorreu com o PSD: embora o diretório nacional tenha declarado neutralidade, a cúpula mineira segue com Lula.
Apesar disso, três dos quatro pessedistas que vão representar o estado em Brasília apoiam a reeleição do capitão reformado. Lula, por sua vez, tem os apoios concentrados à esquerda.
Além dos 10 deputados do PT que venceram em Minas, ele conta com os endossos de André Janones, Luis Tibé (ambos do Avante), e de Célia Xakriabá (Psol).
No PDT, depois da derrota de Ciro Gomes no primeiro turno, Mário Heringer e Duda Salabert declaram abertamente o voto no ex-presidente.
Além de parte do Avante e do PSD mineiro, o Solidariedade representa outro “furo” no bloco lulista no estado.
Isso porque, a despeito da presença do partido na coligação do PT, Zé Silva, eleito pela legenda, afirmou que não pretende votar em Lula ou em Bolsonaro.
O levantamento não levou em consideração posicionamentos exprimidos via redes sociais – a não ser em caso de envio espontâneo por parte de assessores. Dessa forma, o voto de Greyce Elias (Avante) em Bolsonaro, propagandeado nas redes, não foi considerado.

Veja o placar

  • Votos em Bolsonaro: 25
  • Votos em Lula: 15
  • Nenhum dos dois: 1
  • Não revelaram o voto: 3
  • Não responderam aos contatos da reportagem: 9

Veja os votos de alguns parlamentares eleitos e votados em Carmo e na região:

PL

  • Domingos Sávio (PL) – Bolsonaro
“Meu apoio é a Bolsonaro. É um homem público franco e sincero, com o qual convivo há muitos anos e sei que, além de ser uma ótima pessoa, é honesto, patriota e cristão, que busca sempre o melhor para o Brasil. Não podemos deixar que o PT volte e leve o Brasil para o caos que sempre se instala, a exemplo dos recorrentes escândalos de corrupção em todas as oportunidades que ele governa”.
  • Emidinho Madeira (PL) – Bolsonaro
“O Brasil está pronto para decolar com um novo mandato de Bolsonaro. Temos total confiança em uma virada histórica em Minas. Praticamente 80% dos prefeitos, o governador Zema, eleito no primeiro turno, o deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas Ferreira, e o senador eleito Cleitinho, estamos todos juntos com o presidente. Os mineiros, certamente, estarão neste segundo turno a favor do atual presidente.”
  • Marcelo Álvaro Antônio (PL) – Bolsonaro
Bolsonaro é o único capaz de fazer com que o Brasil continue crescendo e fique livre das maldades da esquerda. Temos que pensar no futuro dos nossos filhos e netos.
  • Nikolas Ferreira (PL) – Bolsonaro
“Primeiro, eu vejo que o outro lado é péssimo, terrível. Saqueou os nossos cofres públicos, destruiu toda uma nação. Foi o Bolsonaro que lutou contra tudo e contra todos, dando a possibilidade do trabalhador mais humilde sustentar a sua casa em meio a tanta dificuldade na pandemia. Por conta disso, por ele defender Deus, pátria, família e liberdade e ser contra o aborto e contra a legalização das drogas, ele representa os valores mais caros para o nosso Brasil”.
PT
  • Odair Cunha (PT) – Lula
“Votar em Lula não é apenas votar no melhor presidente que o Brasil já teve. Votar em Lula é recusar Bolsonaro. É dizer não ao desgoverno de morte, cujo negacionismo colaborou para quase 700 mil mortes na pandemia. É recusar um presidente que deixou 33 milhões de brasileiros passando fome, que odeia mulheres, negros e as minorias. Que passa a boiada em nosso meio ambiente, pregando apenas ódio, violência e desrespeito. Votar em Lula é trazer esperança, de novo, ao povo brasileiro!”
  • Reginaldo Lopes (PT) – Lula
“O que está em jogo é se vamos aceitar o Brasil que tem 10 milhões de crianças dormindo com fome ou aquele que saiu do mapa da fome. O que faz o preço da cesta básica subir todo dia ou aquele que garantiu pelo menos 3 refeições por dia na mesa dos brasileiros. O que desrespeita mulheres ou aquele que defende o direito delas. O que constrói universidades e Institutos Federais ou que faz cortes na educação e persegue os professores. O que incentiva violência e ódio ou o que fala de paz e amor.”

Avante

  • André Janones (Avante) – Lula
“O Brasil passa por um momento conturbado, onde a democracia corre riscos, mas para além disso, a fome voltou a assombrar o nosso povo como nos anos 90. Lula tem um compromisso com o povo pobre do nosso país e já mostrou que é capaz. Em oito anos de governo, construiu um Brasil forte e com um olhar social jamais visto. Está na hora de cuidar do nosso povo, das nossas instituições e da nossa democracia.”
  • Greyce Elias (Avante) – Não respondeu, embora vote em Bolsonaro. Por isso, não entrou na contagem
  • Luís Tibé (Avante) – Lula
“Reitero o apoio à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República por acreditar que o candidato reúne as melhores propostas e políticas públicas voltadas para a qualidade de vida da população mineira e, sobretudo, brasileira”.
  • Delegada Ione Barbosa (Avante) – Bolsonaro 
“Voto em Bolsonaro por uma questão de consciência diante de tudo que vi acontecer no Brasil durante 14 anos, em Minas com Pimentel, e o que, agora está acontecendo em minha cidade, Juiz de Fora: irresponsabilidade de gestão e desrespeito com o trabalhador. Mais além: me posiciono contra o PT por ser cristã, valorizar os valores da família e pelo imenso compromisso que tenho com o interesse público.

PSD

  • Diego Andrade (PSD) – Bolsonaro
“A defesa da família, os valores cristãos e a condenação da corrupção reforçam o nosso apoio ao atual governo. Bolsonaro pegou o país quebrado. Minas Gerais não pagava sequer seus funcionários em dias por conta do esquema que saqueou os cofres públicos e fez do PT o pior governo que passou pelo estado. Não queremos mais este tipo de gente nos comandando. Com Paulo Guedes à frente, a economia está retomando e o país voltou aos trilhos do desenvolvimento.”

PSDB

  • Paulo Abi-Ackel (PSDB) Não respondeu
  • Aécio Neves (PSDB) – Não respondeu 

Via Estado de Minas