DepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

MAIS DE 1200 CANDIDATOS EM MG ESTÃO FORA DA DISPUTA

A um mês das eleições, mais de 1.200 candidatos em Minas Gerais já estão fora das urnas. Os motivos, segundo a Justiça Eleitoral, são vários, desde renúncia, passando por indeferimentos a mortes. Dados atualizados na manhã desta sexta-feira (6 de setembro) apontam que mais de 31.200 pessoas aguardam o julgamento da candidatura, enquanto outras 40.679 foram deferidas.

Os dados apontam que ao todo, são 1.283 candidatos inaptos no momento, sendo 627 renúncias e 276 indeferimentos. Outros 256 candidatos também tiveram o registro indeferido, mas recorreram da decisão. Outros 43 postulantes tiveram a candidatura cancelada, enquanto oito morreram durante a campanha em Minas Gerais.

A Justiça Eleitoral considera como “cancelada” a candidatura cujo registro foi cancelado pelo partido. O indeferido é aquele que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro ou que está vinculado a Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), de partido, federação ou coligação indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral. Já a renúncia é quando foi apresentada desistência por parte do candidato.

O motivo mais frequente para indeferimento é a alguma ausência de condição de elegibilidade. Em seguida vem a inelegibilidade infraconstitucional, ausência de quitação eleitoral e desentendimento a requisito formal da lei.