MAIS GENÉTICA ESTARÁ NA MEGALEITE 2023
O programa Mais Genética, idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira, ocupará um pavilhão inteiro na Megaleite 2023, que será realizada de 7 a 10 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. No espaço estarão expostas novilhas de alto padrão, frutos do programa, provenientes de pequenos produtores do Sul e Sudoeste de Minas. O Mais Genética está presente atualmente em 127 municípios da respectiva região e tem se expandido para outros locais de Minas e estados do Brasil. A iniciativa do parlamentar, que também é vice-presidente da Comissão da Agricultura, membro e coordenador da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e nomeado, recentemente, ‘Relator da Subcomissão Permanente do Leite na Comissão de Agricultura’, funciona em parceria com o governo do Estado através da Emater, Ifsuldeminas Campus de Muzambinho e prefeituras. Toda a inseminação é cem por cento gratuita. A Megaleite é organizada pela Associação do Girolando, e é considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil.
GOVERNADOR ROMEU ZEMA VAI PARTICIPAR DA INSEMINAÇÃO DA VACA 200 MIL AO LADO DO DEPUTADO EMIDINHO MADEIRA
Para comemorar a marca histórica de 200 mil vacas inseminadas, um animal está sendo preparado para receber o material genético em solenidade oficial, com a participação do governador Romeu Zema. De acordo com o deputado Emidinho Madeira este é um momento de grande importância porque o programa se tornou realidade, ganhou notoriedade e a confiança das autoridades como o governador Romeu Zema, “a quem a gente agradece muito pelo apoio através da Emater”, ressalta o deputado.
“Os bons resultados do Mais Genética não dependem de grandes investimentos. Os custos são muito baixos diante dos resultados. Não podemos deixar de agradecer, imensamente, a parceria com as prefeituras, que arcam com os salários dos inseminadores, o abastecimento e manutenção das motos e a reposição do nitrogênio dos botijões de sêmen. Ao Instituto Federal de Muzambinho, que apoiou desde o início na formação dos inseminadores e se tornou praticamente uma sede do programa, nosso eterno agradecimento, bem como aos inseminadores, que carregam o Mais Genética nas costas. E ao pequeno produtor de leite e gado de corte, deixo aqui minha admiração. Não é fácil sobreviver da atividade rural e o pequeno produtor é a razão do Mais Genética existir”, finalizou o deputado Emidinho Madeira.
SOBRE O MAIS GENÉTICA
O programa Mais Genética foi idealizado pelo Deputado federal Emidinho Madeira em 2016, quando ainda era deputado estadual.
Na Megaleite será inseminada a vaca de número 200 mil, referente a 127 municípios do Sul e Sudoeste de Minas, região de atuação do parlamentar. Até o momento firam registrados 120 mil nascimentos, tudo a custo zero ao pequeno produtor.
O programa é custeado com emenda parlamentar do deputado federal Emidinho Madeira, que indica os recursos ao Estado. A Emater faz a compra do sêmen, instrumental de inseminação, botijões de sêmen e motos que são disponibilizadas aos inseminadores.
As prefeituras custeiam o salário dos inseminadores, mantêm e abastecem as motos e repõem o nitrogênio dos botijões.
O Ifsuldeminas Campus de Muzambinho participa na formação dos inseminadores e é o centro de apoio do Mais Genética.
“Este é o maior programa do mundo de inseminação artificial totalmente gratuito ao pequeno produtor. Todo o material genético disponibilizado é de excelente qualidade, dando condições ao pequeno produtor de formar um gado somente visto em grandes propriedades, porém, sem as parceria, seria impossível colocá-lo em prática”, Emidinho Madeira.