AcidentesAlfenas-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotícias

MARITACAS DESTROEM FIOS DE SEMÁFORO E CAUSAM ACIDENTE

Maritacas têm provocado problemas no trânsito de Alfenas (MG). Elas estão cortando os fios elétricos dos semáforos. Pelo menos um acidente já foi registrado por conta disso.

As maritacas acabam danificando parte da fiação dos semáforos, que ficam piscando ou, às vezes, até ficam inoperantes.

Uma imagem feita pelo próprio superintendente de trânsito da cidade, Marcelo Pereira Lopes da Cruz, mostrou a carinha de uma maritaca dentro de um dos postes do semáforo e um fio arrebentado logo ao lado.

Isso tem acontecido em semáforos de boa parte da cidade, principalmente na região central. Em quase todos eles, dá para perceber que eles foram roídos, danificados e estourados ali.

Segundo a professora do Instituto de Ciências da Natureza da Unifal, Érica Hasui, um dos motivos para esse comportamento das maritacas é o desmatamento, que tem levado esses animais a procurarem território nas cidades.

“O que está acontecendo em especial com as maritacas é que elas estão tendo um conflito pelo uso do espaço e uso dos recursos com os seres humanos. Naturalmente elas são extremamente curiosas e elas exploram o ambiente por meio de bicadas. Em especial, a fiação, elas podem utilizar os fios como parte da estrutura de seus ninhos”, explicou a especialista.

Ainda segundo ela, as maritacas tentam substituir os ninhos feitos em árvores por forros de casas e dos postes da rede elétrica.

“Na natureza elas fazem ninhos em grandes cavidades presentes em árvores de grande porte e utilizam alguns elementos como pequenos ramos e folhas para forrar o chão dos ninhos. Nos centros urbanos, a escassez de árvores grandes com cavidades faz com que elas busquem outras alternativas como os forros das casas e dos postes da rede elétrica entrando em contato com a afiação e danificando e prejudicando seres humanos”, explicou a especialista.

Segundo o superintendente de trânsito de Alfenas, Marcelo Lopes, a ação das maritacas já provocou inclusive um acidente de trânsito.

“Houve um sinistro de trânsito no cruzamento da Gabriel Monteiro da Silva com a avenida Governado Valadares. E nós notamos, nós tivemos um local com a equipe técnica lá, e notamos que o semáforo auxiliar estava dando curto.

E aí o semáforo entrou no estado de intermitente. A gente foi ver e a maritaca estava lá. E não foi somente nesse ponto, outros pontos também foram vítimas das maritacas”, disse o superintendente.

Ainda segundo o superintendente, por conta do problema inusitado, a prefeitura contratou uma empresa para trocar gradualmente os semáforos tradicionais por equipamentos inteligentes.

“Mas enquanto isso não ocorre nessa substituição, nós vamos tentar, a partir de amanhã, a empresa está ai, para tentar ocultar o máximo possível os fios para que evite que essas maritacas venham novamente romper esses fios”, disse o superintendente.