MÉDIA DE MORTES POR COVID NA SANTA CASA DE PASSOS É DE QUASE 50%
Quase 50% dos pacientes internados com Covid-19 morreram vítimas da doença nos últimos três meses na Santa Casa de Passos. De acordo com dados divulgados pelo hospital, dos 394 internados, 193 foram vítimas fatais da doença entre março, abril e maio, o que representa 48,98%.
Segundo números divulgados pelo hospital, 55 dos 109 pacientes internados em março morreram. Em abril, 86 dos 142 internados vieram a óbito. Já em maio, 52 dos 143 pacientes internados foram vítimas fatais da doença.
Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Santa Casa, 100% de ocupação foi atingida na UTI e na enfermaria. De acordo com o hospital, os 50 leitos de terapia intensiva e os 45 de enfermaria estão ocupados.
A lotação máxima nos leitos de UTI, de acordo com os boletins do hospital, já dura três semanas.
Há pacientes na fila aguardando por internação. Atualmente 19 estão na enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos e aguardam vagas em outros hospitais para internação. Só nesta semana, 13 pacientes do município foram transferidos para outras cidades, sendo que dois morreram.
“O paciente na UTI permanece em média duas semanas, ou seja, 14 dias. É um tempo de internação prolongado. Em um cenário em que há falta de vagas é muito importante que tomemos as medidas protetivas”, explicou o diretor técnico da Santa Casa, José Ronaldo.
O diretor técnico comentou também sobre como é a evolução de pacientes com casos graves de Covid-19.
“O paciente com Covid-19 que evolui para a forma grave da doença, isso ocorre de cinco a sete dias após o início dos sintomas. O paciente evolui com insuficiência respiratória e outras disfunções orgânicas com renal, cardíaca, o que confere um alto risco de morte”, disse.
Via G1 Sul de Minas