Informação com Credibilidade

Destaques

MÉDICO DE DIVINÓPOLIS DENUNCIA PROTOCOLO DA PREFEITURA

O médico Delano Santiago Pacheco que atua no Posto de Saúde do Bom Pastor, em Divinópolis, se revoltou e gravou um vídeo na manhã desta segunda-feira (26).

Segundo o profissional, o protocolo manda que o paciente suspeito de COVID-19, só faça o exame 14 dias após a consulta. Além disso, a prefeitura teria recomendado que o médico liberasse atestado de apenas 10 dias para retorno ao trabalho, ou seja, antes da realização do exame para detectar ou não a doença.

Bastante exaltado, o médico afirma na gravação que a realização do exame após o vencimento do atestado de dez dias geraria um risco para quem tivesse contato com o paciente, principalmente se ele voltasse a trabalhar, já que ainda haveria uma dúvida se ele estaria contaminado ou não pelo coronavírus.

“Eu quero ver quem me obriga a cumprir protocolo. Sabe o que essa prefeitura está mandando eu fazer? O secretário de saúde e o prefeito que vocês tanto gostam? Hoje é dia 26 e ele só vai fazer o exame dia 10. O cara vai transmitir o vírus dia 26, 27, 28, 29, 30  e até dia 10 ele já contaminou a cidade inteira. Prefeito, me obriga a dar atestado de dez dias. Secretário de saúde me obriga. Ele precisa de fazer o exame agora e estão esperando 15 dias pra fazer”, grita o médico.

Em conversa com a reportagem de O TEMPO, Delano afirmou que a período de transmissão da Covid-19 é de 14 dias e 12 horas e que, dessa forma, o protocolo implantado pela prefeitura para que o atestado concedido seja de no máximo dez dias estaria equivocado.

“Eu horrorizei com isso porque podia ser meu pai, minha mãe, meu irmão. Por isso que Divinópolis está infestada de casos. Quando o sujeito volta com o resultado positivo, ele já voltou a trabalhar e contaminou a empresa dele inteira. Aí o empresário vai perder mais um monte de gente, por mais 15 dias. Se eu vou testar o sujeito só daqui 15 dias e o atestado dele vale dez, ele vai contaminar, não tem por que essa definição”, aponta.

O médico também destacou que a unidade de saúde não conta com testes rápidos para Covid-19. A reportagem solicitou e aguarda um posicionamento da Prefeitura de Divinópolis sobre o assunto.

Veja o vídeo: