MESÁRIOS VÃO RECEBER AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DE R$ 40,00 NAS ELEIÇÕES
O Tribunal Regional Eleitoral publicou a Portaria PRE-183/2020, através da qual definiu o valor de R$ 40,00 (quarenta reais) a ser pago aos mesários que trabalharão no dia das Eleições Municipais, a título de benefício alimentação.
Este ano as eleições ocorrerão no dia 15 de novembro com uma série de cuidados sanitários em razão da pandemia do Coronavírus.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou recentemente o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, elaborado pela consultoria sanitária gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.
As orientações sanitárias elaboradas pela consultoria sanitária serão apresentadas à população por meio da campanha “Vote com Segurança”, que será exibida nas rádios e televisões de todo o país a partir de outubro.
Conforme o protocolo, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao erário num momento em que o foco do poder público é combater a pandemia.
A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.