MG CONFIRMA NOVA MORTE POR FEBRE MACULOSA
Minas Gerais registrou sua quinta morte por febre maculosa em 2023. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (28).
O óbito confirmado é um homem de 55 anos, que morreu no dia 4 de julho em Ipaba, no Vale do Aço. Essa é, inclusive, a primeira morte por febre maculosa na região em 2023 e a quinta em todo o estado.
O possível caso de febre maculosa era investigado pela SES-MG desde o início do mês. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vítima da doença trabalhava em uma área de manejo florestal na região de Ipaba.
Até o momento, Minas Gerais confirmou cinco mortes: dois homens que morreram em Manhuaçu, um homem e uma mulher que morreram em Conselheiro Lafaiete e, agora, o morador que morreu em Ipaba. O Estado teve 17 casos confirmados, sendo que os cinco citados acima evoluíram para óbito.
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.