MG DESCARTA 450 TONELADAS DE OVOS POR PREVENÇÃO À GRIPE AVIÁRIA
Um dia após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar o primeiro caso de gripe aviária no Brasil, o governo de Minas anunciou que vai descartar 450 toneladas de ovos fecundados e demais materiais no Centro-Oeste do Estado. A decisão foi tomada durante uma reunião emergencial entre o Executivo e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), neste sábado (17 de maio).
Segundo o governo de Minas, os ovos foram trazidos de uma granja comercial da cidade Montenegro (RS), local cuja detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O descarte aconteceu no Centro-Oeste de Minas como forma de conter qualquer risco de disseminação da doença no estado.
“A gripe aviária leva as aves à morte, mas não representa risco para a população por não ser transmissível por meio do consumo da carne ou ovos”, informou o governo, em nota oficial. Ainda de acordo com o Executivo, os ovos descartados não eram destinados ao consumo humano, mas sim à reprodução de aves.
“Todas as medidas que estão sendo tomadas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), firmado entre União, estados e setor produtivo em 2022, quando surgiu o primeiro foco da doença na América do Sul”, garantiu.
Novos descartes podem ocorrer
O governo do Estado também não descartou a possibilidade de novos descartes nos próximos dias, caso sejam identificadas novas remessas produzidas na granja da cidade de Montenegro.
Além da ação emergencial, o estado afirma que segue monitorando a situação com medidas de prevenção, rastreamento e controle sanitário, em articulação com o Ministério da Agricultura e demais órgãos.
O IMA informou que, de forma contínua, realiza ações de vigilância epidemiológica contra doenças como Newcastle, salmonelose e micoplasmose. As medidas incluem controle em granjas comerciais, educação sanitária e vistorias em propriedades classificadas como de risco.
Minas tem segunda maior produção de ovos do país
Minas Gerais ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção de ovos e é o quinto maior produtor de galináceos do país. Em 2024, mais de 8 mil ações de educação sanitária foram realizadas em estabelecimentos com aves no estado.
As ações do governo também fazem parte do Plano Nacional de Vigilância da Influenza Aviária, desenvolvido em conjunto com o Ministério da Agricultura.