DepartamentosDestaquesNotíciasTurismo

MG DEVE RECEBER 550 MIL TURISTAS NA SEMANA SANTA

Passados os festejos do Carnaval, Minas Gerais já vive os preparativos para a Semana Santa, que, neste ano, acontece na segunda quinzena de abril. Desde a quarta-feira de cinzas e até o final da quaresma, o Estado pretende oferecer uma vasta programação de turismo religioso, com foco na fé e na tradição mineira na terceira edição do Minas Santa.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), destacou a proximidade entre Semana Santa e feriado de Tiradentes, fato que pode potencializar o turismo no Estado. Para este ano, a festa deve receber mais de 550 mil visitantes, que vão se dividir entre o turismo religioso, turismo gastronômico e de aventura.

“A Semana Santa é o evento que mais atrai turistas no Estado. São esperados mais de 550 mil visitantes e uma movimentação financeira de R$5,5 bilhões. Já temos mais de 700 eventos cadastrados previstos para mais de 600 municípios mineiros ao longo deste período”, disse em coletiva para imprensa nesta quarta-feira.

Além da programação religiosa, com missas, encenações e cultos gospels, previstos sobretudo em cidades históricas, há programação fora dos templos com culinária, entre outros.

“Serão seis eixos turísticos bem organizados para suportar o fluxo de visitantes. O de patrimônio e fé, com foco na arte sacra, arquitetura religiosa e celebrações tradicionais; Natureza e contemplação, que destaca as trilhas, as montanhas e cachoeiras; e as regiões e experiências, que tem o foco na gastronomia, arte e cultura”, completou Simões.

Logística

As celebrações religiosas do período já acontecem há muitos anos, mas há três que o governo do Estado transformou a celebração em potencial data turística no Estado. Com os números sempre em crescimento, de acordo com o vice-governador, o Estado passou a fomentar a festa nos municípios com aportes financeiros, além de parcerias com patrocinadores.

“Houve uma transição de eventos religiosos organizados apenas pelas igrejas para uma promoção turística abrangente. O Minas Santa 2025 está em evolução, por isso, priorizamos a cultura e o turismo como motores de desenvolvimento. Percebemos que o público, por exemplo, é diverso. Recebemos casais, interessados em conhecer destinos românticos. Famílias, em busca de atividades religiosas e culturais, e jovens, em busca de turismo de aventura e contemplação natural”, informou.

Hoje, os patrocinadores da festa são a Cemig e o Sebrae e o Estado garante segurança, infraestrutura e apoio das prefeituras para as atividades.“Quando a gente começou a tratar de uma forma séria essa promoção cultural e turística, o volume de recurso envolvido cresceu demais, mas é por isso que a gente continua batendo recordes anuais de atração de visitantes. Temos um aumento significativo no número de voos para Belo Horizonte durante a Semana Santa, com expectativa de crescimento contínuo”, finalizou.