MG LANÇA PROGRAMA COM 150 BOLSAS PARA INTERCÂMBIO
O Governo de Minas lançou nesta terça-feira (8 de abril) a 2ª edição do programa Passaporte Mineiro do Conhecimento 2025, que oferece intercâmbio para estudantes de escolas públicas. A iniciativa permite que alunos da rede estadual de ensino possam cursar o segundo ano do ensino médio em outros países. A cerimônia de lançamento foi realizada em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A segunda fase do programa irá contemplar 794 escolas de Ensino Médio em tempo integral de 450 municípios. O número de instituições participantes é sete vezes maior que o da primeira edição do Passaporte Mineiro, que reuniu 100 escolas. Em sua segunda edição, o projeto também irá oferecer 150 bolsas de estudo.
“Vamos continuar trabalhando para expandir esse projeto, para ter mais recursos e que ele se transforme em política pública. Tem muita gente que acha que isso não é um investimento adequado. Vamos continuar colocando dinheiro, investindo em nossos jovens”, disse o vice-governador, Mateus Simões (Novo).
Conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), 1.061 estudantes da rede estadual de ensino participaram da primeira edição do programa, que contemplou 150 alunos. Destes, 38 alunos já embarcaram para os países e os demais deverão embarcar no segundo semestre deste ano. As bolsas de estudo contemplam países das Américas, além de África, Ásia, Europa e Oceania.
“Espero que possamos crescer ainda mais o novo projeto e alavancarmos. É um projeto único na vida de vocês. Já temos grandes resultados e com certeza vamos produzir melhores resultados”, disse o secretário de estado de educação, Igor de Alvarenga, durante discurso aos estudantes que acompanharam o lançamento do programa.