MG PRETENDE LEILOAR MAIS RODOVIAS EM 2025
Dentre os R$ 81 bilhões que Minas Gerais receberá por conta do acordo, R$ 2 bilhões serão investidos na duplicação da BR-356, que liga a BR-040 até o município de Mariana. A proposta também inclui a melhoria da pavimentação na estrada até o município de Rio Casca.
Outro lote será o Vetor Norte, que abrange 123,4 quilômetros de rodovias, incluindo trechos da MG-010, MG-424 e LMG-800, e passa por 13 municípios: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Jaboticatubas, Vespasiano e Santa Luzia, na Grande BH, e Prudente de Morais, Santana do Riacho e Sete Lagoas, na região Central do Estado. O contrato estabelece cerca de R$ 3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos e de R$ 1,3 bilhão em serviços aos usuários, como atendimento médico de emergência e guincho.
Há ainda o lote Quadrilátero Ferrífero, que passa por 24 municípios em um total de 500 quilômetros; o lote Noroeste, com 775,9 km de extensão e abrangência em 14 cidades; e o lote Zona da Mata, com 1.176 km passando por 47 municípios, todos com leilão previsto para 2025.
Rodovias entregues à concessão em Minas
Até 2019, faziam parte das concessões rodoviárias gerenciadas pelo governo a MG-050, que liga Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, e a BR-135, ligando a região Central até Montes Claros, no Norte de Minas.
Após o governador Romeu Zema (Novo) assumir o poder, quatro lotes foram concedidos à iniciativa privada: Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha- Furnas e Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.