DepartamentosDestaquesNotíciasPolicial

MG REGISTROU 11 ESTUPROS POR DIA EM 2022

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que, entre janeiro e novembro de 2022, a cada dia foram registradas 11 ocorrências de estupro ou tentativa de estupro no Estado. Isso significa uma média de um regostro a cada hora.

Nos primeiros 11 meses do ano passado, o Estado registrou 3.693 estupros, tentativas de estupro, estupro de vulnerável e tentativas de estupro de vulnerável. Apesar da estatística da pasta não especificar o número de delitos cometidos contra mulheres ou homens, levantamento realizada pelo O TEMPO mostra que, na última semana, dos sete casos de maior repercussão, em apenas um deles a vítima era um menino de nove anos. Nos outros seis casos, as vítimas foram pessoas do sexo feminino com idades entre 4 e 65 anos. Uma das mulheres foi estuprada e morta após o crime.

Outro ponto notado é que, destes sete crimes noticiados, todos os autores eram homens e, entre eles, principalmente pessoas próximas das vítimas, sendo um namorado, um tio, um primo e um avô. Nesta segunda-feira (23), a Polícia Civil divulgou a prisão de um homem por estuprar 13 meninas de sua família, na cidade de Três Marias, no Norte de Minas.

Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2022, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil a proporção destes crimes em 2021, por gênero, indicam que 88,2% das vítimas eram do sexo feminino e 11,8% do sexo masculino.

“Resquício da sociedade patriarcal e escravocrata”, diz especialista

Especialista em políticas públicas e doutora em ciências sociais, a historiadora Renata Rosa, que também foi a criadora do Observatório Estadual das Desigualdades de Gênero de Minas Gerais, pontua que os números de violência contra a mulher, sexual ou não, são um “resquício da sociedade patriarcal e escravocrata”.