MG TEM CIDADES COM A MENOR UMIDADE DO AR
Com mais de 350 cidades sob alerta vermelho de tempo seco, Minas Gerais apareceu com duas cidades na lista dos municípios brasileiros que registraram as menores umidades relativas do ar nesta quarta-feira (4 de setembro). No ranking estão as cidades de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, e Monte Verde, município do Sul de Minas famosa por suas baixas temperaturas.
Todos os seis municípios que aparecem na lista, divulgada diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registraram 7% de umidade do ar. Para se ter ideia, no deserto do Saara, na África, a umidade costuma variar entre 14% e 20%.
Nesta quinta-feira (5), os moradores da região metropolitana de Belo Horizonte podem esperar um índice parecido e, além disso, um novo recorde de calor. É que, segundo a Defesa Civil da capital, são esperados 10% de umidade relativa e 35º C na parte da tarde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, a situação é considerada preocupante e acarreta riscos.
Monte Verde (MG) – 7%
Campina Verde (MG) – 7%
Goiânia (GO) – 7%
Paranaíba (MS) – 7%
Lins (SP) – 7%
- Reforce a hidratação durante o dia; ⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
- Evite frituras; ⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou coloque uma bacia com água; ⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).