Informação com Credibilidade

DepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

MG TEM QUASE 500 MIL PESSOAS NA FILA POR CIRURGIA ELETIVA

Uma espera cercada de incertezas e que obriga pacientes a conviverem com dor, afastamento do trabalho e mudança em suas rotinas. Essa é a realidade de quem aguarda por uma cirurgia eletiva na rede pública em Minas Gerais. De acordo com o Plano Estadual de Redução de Filas (Perf), do Ministério da Saúde, a fila no estado tem 473.939 solicitações pendentes.

As cirurgias eletivas – aquelas que podem ser programadas por, em tese, não terem urgência – mais realizadas no estado são para retirada de hérnia e vesícula, laqueadura, vasectomia, retirada do útero e tratamentos para varizes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A pasta informa ainda que a responsabilidade pela gestão das filas de acesso, priorização e agendamentos de procedimentos, além de exames e cirurgias eletivas, é das secretarias municipais de saúde.

Na capital mineira, são cerca de 28 mil pessoas cadastradas na Central de Internação à espera de procedimentos eletivos. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as especialidades com maior demanda são: otorrinolaringologia, urologia, cirurgia plástica e ortopedia. O Executivo municipal ressalta que todos os pacientes cadastrados estão ranqueados por critérios de prioridade e os casos mais graves são priorizados.