MG ULTRAPASSA META DE VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE
Minas Gerais ultrapassou, em 2024, a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para vacinação contra a brucelose ao imunizar 80,3% das bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.
O resultado coloca o estado em conformidade com a exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece o mínimo de 80% de cobertura vacinal para garantir o controle da doença. No ano anterior, o índice foi de 77,5%.
O aumento da cobertura vacinal foi impulsionado por diversas ações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), como intensificação da fiscalização, força-tarefa nas regiões de menores índices de vacinação, apoio à regularização de propriedades, reuniões com cooperativas e sindicatos rurais e campanhas educativas, que esclareceram produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação e da declaração junto ao instituto.
Em 2024, diante do desabastecimento temporário de vacinas no mercado, o IMA atendeu às necessidades dos produtores, prorrogando os prazos de vacinação e declaração na primeira etapa, o que também foi essencial para garantir esse aumento.
A brucelose é uma doença que afeta animais e pode ser transmitida aos seres humanos. Nos rebanhos, causa prejuízos significativos, como abortos em fêmeas infectadas, além de representar risco à saúde pública e às exportações.