Destaques

MINAS AUTORIZA VACINAÇÃO DE MÃES COM FILHOS DE ATÉ 6 MESES

O governo de Minas Gerais recomendou que as lactantes sejam vacinadas contra a Covid-19. Segundo o governo, as 508 mil doses da 25ª remessa enviadas neste sábado para os municípios já podem ser utilizadas na vacinação deste grupo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o grupo deve ser vacinado com doses da Pfizer ou Coronavac, após a avaliação dos riscos e benefícios individuais de cada lactante com os respectivos médicos.

Uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais foi publicada neste sábado (19) recomendando a vacinação deste público.

A autonomia de vacinar lactantes, no entanto, é de cada município. Segundo o governo de Minas, as prefeituras podem optar por tratá-las dentro da imunização dos grupos prioritários ou quando da vacinação da população acima de 18 anos.

“Dessa forma, o município poderá destinar, conforme seus critérios, as doses excedentes para vacinação das lactantes com crianças de até 6 meses, até a inclusão desse público como grupo prioritário no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO)”, informou a Secretaria de Estado de Saúde em nota.

Para receber a vacina, as lactantes deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança, autodeclaração preenchida, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

Via O Tempo