MINAS CONSCIENTE LIBERA COMÉRCIOS NA ONDA VERMELHA
Apesar das liberações, cada município pode adotar medidas mais rígidas caso seja necessário.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) chega à terceira versão do Programa Minas Consciente. A proposta é flexibilizar as condições da chamada “onda vermelha” e autorizar o funcionamento dos serviços não essenciais na etapa mais rígida do programa.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27/01) na Cidade Administrativa. Participaram o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o secretário-adjunto Marcelo Cabral e a subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos.
Com a nova versão, o comércio, hotéis e eventos, por exemplo, serão liberados, mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão de seguir algumas regras.
Segundo a secretaria, essa mudança vai beneficiar 79 mil empresas que devem retornar ao funcionamento pela primeira vez. O detalhamento do Programa está disponível no site da SES-MG.
De acordo com as novas regras, o horário de funcionamento dos comércios, inclusive dos bares, é de responsabilidade do município.
Apesar das liberações, cada município pode adotar medidas mais rígidas caso seja necessário.
Coronavírus em Minas
Em tendência de alta na curva de transmissão da COVID-19, Minas registrou novo recorde de mortes em 24 horas: foram 216 vidas perdidas, e 8.392 novos casos.
De acordo com boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta quarta-feira (27/01), o estado totaliza 707.649 diagnósticos positivos para o novo coronavirus e 14.544 óbitos.
O número de casos registrados nesta quarta-feira supera o patamar de julho, quando o estado passou pelo primeiro pico da pandemia.