Informação com Credibilidade

Destaques

MINAS GERAIS É O ESTADO COM MAIOR DESTAQUE NA COP26

Minas Gerais é o estado brasileiro com maior destaque na COP26 e o Brasil, em termos estratégicos, é o país mais importante da América Latina para o Reino Unido. A avaliação foi feita, nessa segunda-feira (8), pelo cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown, que está em Glasgow, na Escócia, onde participa da COP26, da Organização das Nações Unidas (ONU) que debate as mudanças climáticas.

Brown se reuniu com o governador Romeu Zema em encontro com representantes de empresas do setor financeiro sediadas em Londres. Antes de chegar à conferência, Zema cumpre agenda de reuniões em Londres com o governo britânico e com investidores. O estado deve assinar inclusive um protocolo de investimentos com a mineradora Anglo American.

Em entrevista a repórter da Itatiaia, Edilene Lopes, que está na Escócia acompanhando de perto as discussões, o Consul britânico afirmou que Minas Gerais é um local atraente para as indústrias. “É um momento muito oportuno para Minas Gerais. Sempre teve uma importância no âmbito político, mas hoje eu vejo uma nova ambição dos mineiros, especialmente economicamente. Minas Gerais ultrapassando o Rio como segundo maior PIB é prova disso. Minas Gerais vai continuar sendo atraente para as indústrias pesadas como mineração em siderurgia, inclusive tem vários investidores britânicos nesses setores em Minas Gerais. Mas hoje eu vejo muita oportunidade de comércio entre o Reino Unido e Minas Gerais nos setores de engenharia avançada que agrega mais valor. O Reino Unido formalizou o plano mais ambicioso de descarbonização de todos os países do G20”, disse.

Brown destaca ainda que Minas Gerais já é o estado brasileiro mais atraente para investimento em energia solar. “Acreditamos que essa transição vai atrair investimento, gerar centenas de milhares de empregos e criar uma economia mais rica, e Minas Gerais já entende isso. Por exemplo, já virou um estado mais atraente do Brasil em energia solar. Mas ainda temos um mundo de oportunidades de explorar, especialmente rumo uma economia verde. Por exemplo, o investimento em armazenamento de energia, energia eólica que o Reino Unido é um líder global para eólica Offshore e olhando para as futuras tecnologias também com hidrogênio verde, Minas Gerais tem a oportunidade de pioneiro para essas oportunidades no Brasil”, pontuou.

Via Itatiaia