Destaques

MINAS GERAIS INVESTIGA CASOS DE REINFECÇÃO PELO CORONAVÍRUS

Minas Gerais investiga atualmente três casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus: um em Belo Horizonte, um em Contagem, na região metropolitana, e outro em Varginha, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (8), ele voltou a destacar a importância da manutenção do distanciamento social, do uso de máscara e da limpeza das mãos.

São considerados casos suspeitos de reinfecção aqueles em que os pacientes apresentam um novo quadro clínico em período igual ou superior a 90 dias após a primeira confirmação laboratorial. Essas pessoas devem ser testadas por RT-PCR e, em caso de resultado positivo, as amostras das duas infecções devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará o sequenciamento genético para verificar a presença de mutações, conforme o novo protocolo do Estado.

“Esses casos ainda estão em acompanhamento, estamos observando,  fazendo toda uma checagem, porque o número de reinfecções avaliado no mundo é muito pequeno ainda. É muito importante que tenhamos muito cuidado e façamos checagem muito bem feita, com avaliação do exame feito anteriormente e do exame atual para termos certeza.”, disse o secretário.

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado em agosto, em Hong Kong. O paciente, um homem de 33 anos, foi infectado pela segunda vez 142 dias após a primeira contaminação. Os pesquisadores descobriram que o vírus da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira.