MINAS GERAIS TEM 80% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI COVI
Apesar das flexibilizações do isolamento social em Minas Gerais, o estado ainda tem ocupação de 80% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID. Já os de enfermaria estão com 74,68% de ocupação nos hospitais mineiros. Os números são desta quinta-feira (13/05).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a incidência de hospitalizações caiu 7% na última semana. O chefe da pasta, Fábio Baccheretti, explica que, mesmo com queda na entrada de novos pacientes, os infectados têm ficado mais tempo internados, possivelmente por conta das novas cepas.
“Nesse momento estamos percebendo uma permanência maior do paciente pós-COVID nos hospitais”, observou. Baccheretti destacou que o momento ainda exige cautela, porém a capacidade assistencial do estado foi restabelecida.
“Temos algumas regiões que estão tendo alívio, por apresentarem uma folga na capacidade assistencial. Saímos do momento de colapso, vivenciado há 50 dias, em que todo o estado estava na mesma situação ruim, o que não viabilizava transferência de pacientes entre macros. Voltamos ao patamar normal, em que o estado passa a ser heterogêneo de novo. Algumas regiões estão indo bem, com tendência de melhora. Outras estão estabilizadas”, explicou.
Via Estado de Minas