Destaques

MINAS PEDE AUTORIZAÇÃO PARA COMPRA DA SPUTINIK

governo de Minas Gerais informou nesta sexta-feira (25), que pediu autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as negociações com o Fundo Soberano Russo estão avançadas. A ideia é importar, inicialmente, 200 mil doses para acelerar o calendário de vacinação dos mineiros. Ou seja, o equivalente a 1% da população, conforme as normas determinadas pela agência.
As tratativas, no entanto, contemplariam mais unidades. A quantidade exata não foi especificada pelo Executivo estadual. A SES-MG também não mencionou o planejamento para entrega das remessas, caso a Anvisa autorize a compra.
“Encaminhamos à Anvisa o pedido de autorização para a importação extraordinária da vacina russa, a Sputnik. Caso esta autorização seja emitida, o Governo de Minas já está negociando com o Fundo Soberano Russo, em estágio avançado, a aquisição de doses que vão possibilitar a imunização muito mais rápida de toda a população do estado”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo).
A negociação, conforme a SES-MG, foi debatida na manhã desta sexta-feira (25/6) por Zema em uma videoconferência, que contou com a participação dos secretários de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto; Geral, Mateus Simões; e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.
Via Estado de Minas