Informação com Credibilidade

Destaques

MINAS PODE DOBRAR MORTES POR COVID SE MANTIVER RITMO DE VACINAÇÃO

Mantida a atual velocidade de vacinação contra a COVID-19 em Minas Gerais, a doença respiratória pode acarretar ao estado 40.068 mortes até fevereiro de 2022, ou seja, mais que o dobro da soma atual, que é de 17.733 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A projeção é de pesquisadores de modelagem computacional das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de São João del-Rei (UFSJ).
A SES-MG informou que a rede pública tem capacidade para atender até 180 mil usuários diariamente. Segundo a pasta, o estado dispõe de 5.930 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs), com média de 6 mil profissionais para aplicação de vacina.
“De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos do Ministério da Saúde, um vacinador pode administrar, com segurança, cerca de 30 doses de vacinas injetáveis por hora de trabalho, tornando possível proteger cerca de 180 mil pessoas ao dia”, diz a nota da Secretaria de Saúde.
O que faltam são estoques suficientes para que a campanha possa avançar. Minas recebeu, até o momento, 1.171.180 doses. De acordo com o vacinômetro estadual, 499.928 pessoas receberam a primeira injeção, enquanto a segunda foi aplicada em 178.051 habitantes. A previsão é de que as remessas durem até março.
Via Estado de Minas