Destaques

MINAS PODE SAIR DA CRISE GERADA PELA PANDEMIA ANTES DE OUTROS ESTADOS

Minas é o segundo Estado em número de empréstimos tomados neste ano junto ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com 11% do valor financiado para todo o país, de acordo com informação adiantada à Itatiaia pelo Ministério da Economia.

Os setores que mais tomaram empréstimos são os mais afetados pela crise econômica em meio à pandemia, como comércios e restaurantes.

De acordo com Michael Dantas, subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia, o dado mostra que Minas deve sair na frente na recuperação econômica pós-pandemia.

“Minas representa um percentual muito grande do PIB brasileiro, mas, quando a gente compara o percentual do PIB de Minas com o percentual de empréstimos que está indo para Minas pelo Pronampe, a gente vê que esse percentual de empréstimos é maior. A gente pode esperar uma retomada mais forte em Minas, pelo menos no que diz respeito às micro e pequenas empresas, porque elas estão tendo acesso ao crédito”, diz Dantas.

Conforme o subsecretário, há uma mudança no perfil dos empréstimos feitos junto ao programa em 2020 em relação aos atuais. “No ano passado, muitas das empresas tomaram o empréstimo para sobreviver. O que a gente tem observado, ao conversar com os bancos e com as empresas, é que neste ano as empresas estão tomando o empréstimo para retomar o crescimento.”

Via Itatiaia