Destaques

MINAS VAI MANTER 1 MIL LEITOS DE UTI ABERTOS DURANTE A PANDEMIA

O governo de Minas Gerais, pela primeira vez, afirmou que conseguirá manter pelo menos 1 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abertos durante a pandemia de covid-19. A  informação é do secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, que esteve nessa quarta-feira (20) em Brasília para debater a questão com membros da União e do Congresso e conversou com exclusividade com a Rádio Itatiaia.

“Estou vendo uma possibilidade orçamentária de recursos que garantam 7 mil leitos no país. O pleito do governador [de Minas] e da secretaria respingará no país como um tudo. Fico muito feliz. Além das vacinas, é o maior legado que podemos deixar da pandemia”, afirmou.

Conforme Baccheretti, os recursos viriam do “aumento da arrecadação tributária”, já que é exigido pela constituição a utilização de “um mínimo” dessa quantia na saúde. “Conseguimos pleitear e convencer todo Congresso que esse recurso a mais para a saúde tem que ser, em parte, destinado à manutenção dos leitos”.

Em Minas Gerais, devem ser mantidos cerca de 800 leitos destinados a pacientes adultos; os restantes serão leitos pediátricos.

Via Itatiaia