9 de dezembro de 2025
MISSA DE DEDICAÇÃO DO NOVO ALTAR DA MATRIZ SERÁ NA SEGUNDA-FEIRA
Carmo do Rio Claro-MG Cidades Departamentos Destaques Notícias Religião

MISSA DE DEDICAÇÃO DO NOVO ALTAR DA MATRIZ SERÁ NA SEGUNDA-FEIRA

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo realiza na próxima segunda-feira (01 de dezembro), a celebração da Santa Missa comemorativa aos 215 anos da paróquia. Na ocasião, também será feita a dedicação do novo altar e, ainda, a coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo com a sua novo coroa.

A santa missa será presidida pelo bispo da Diocese de Guaxupé, Don José Lanza Neto, a partir das 19 horas.

Neste final de semana, a missa das 18 horas no sábado segue sendo realizada no Porto. A missa das 19h15, acontecerá na capela do Rosário. As missas deste domingo (07h, 09 e 19 horas), também serão realizadas no Rosário.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo fez pequenas adaptações litúrgicas no presbitério da Igreja Matriz. Segundo padre Júlio Cesar Agripino, as mudanças têm caráter exclusivamente litúrgico e buscam harmonizar o espaço sagrado de acordo com as orientações da Igreja, sem alterar sua estrutura original.

“As mudanças foram pontuais e têm como objetivo valorizar a liturgia e preservar a identidade da nossa Matriz”, explica o Padre Júlio César Agripino.

Entre as modificações realizadas, estão a substituição dos rodapés e do primeiro e último pisante do presbitério, para garantir uma melhor integração visual com os polos litúrgicos — que incluem a mesa do altar, o ambão e as cadeiras, todos confeccionados em pedra, conforme as orientações da Sagrada Liturgia.

Outra novidade é o retorno do Cristo original da igreja ao presbitério, reforçando o vínculo histórico e espiritual da comunidade com sua imagem tradicional. Além disso, será construído um nicho fixo para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da paróquia. Para isso, será necessário nivelar a parede onde a imagem será instalada.

“Queremos que o espaço celebrativo expresse a beleza e a sacralidade do mistério que ali celebramos. Cada detalhe está sendo pensado com muito cuidado e respeito à tradição da nossa comunidade”, acrescenta o padre.

A imagem que está na matéria tem apenas caráter ilustrativo, servindo para que os fiéis possam visualizar como o espaço ficará após as adaptações.

Compartilhar