MORTE DO EX PRESIDENTE ITAMAR FRANCO COMPLETA 10 ANOS
Há 10 anos, no dia 2 de julho de 2011, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), morreu Itamar Franco.
Passados 10 anos da morte, Itamar é constantemente resgatado no debate público por ter atuado em defesa da democracia e pela atuação dele como presidente, que transformou o Brasil, tirando o país de uma avolumada crise política, econômica e social.
O ex-presidente atuou ainda como Prefeito de Juiz de Fora por 8 anos, entre 1967 e 1974, no Senado da República (por dois períodos, 1975-1990 e de fevereiro a julho de 2011) e pelo Governo de Minas Gerais, de 1999 a 2003.
E foi ao determinar que tropas da Polícia Militar ocupassem as redondezas da hidrelétrica para exercícios militares. “Ninguém aqui está fazendo manobras de brincadeira. Vamos usar balas de verdade”, disse. Ele também ameaçou desviar o curso do rio para evitar o uso das águas em caso de privatização da empresa.
Itamar ainda cercou o Palácio da Liberdade, sede do governo, com tanques e soldados da Polícia Militar.
Em agosto de 1993, Itamar Franco desfilou por Brasília em uma versão conversível do Fusca. Com a intenção de oferecer um carro mais barato ao consumidor, ele pediu ao presidente da Autolatina – consórcio das montadoras Volkswagen e Ford -, Pierre-Alain de Smedt, que voltasse a fabricar o Fusca no Brasil. O carro havia saído de linha sete anos antes.