Principais

ONDA AMARELA PERMITE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

A microrregião de saúde de Passos na qual Carmo do Rio Claro e outros 13 municípios estão inseridos está autorizada a progredir para a onda amarela do protocolo Minas Consciente a partir do próximo domingo, 02 de maio. A macrorregião que alcança um número maior de cidades continua na onda vermelha.

A decisão foi anunciada ontem (29), pelo governador de Minas Gerais Romeu Zema após avaliação do Comitê Estadual de Enfrentamento a COVID-19 que constatou melhora nos índices de transmissão do vírus.

Sobre o possível retorno das aulas presenciais, no dia 25 de fevereiro, o Ministério Público intermediou uma reunião com profissionais da área da educação municipal, estadual e particular de Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida, onde foi discutido a criação de um protocolo sanitário para retomada com segurança das aulas presenciais.

Na oportunidade, os 2 municípios solicitaram um prazo de 20 dias para apresentarem esse protocolo e segundo o Ministério Público, Conceição da Aparecida já o apresentou.

Em entrevista à Carmo Web Tv naquela ocasião, Dr. Cristiano Cassiolato, promotor de justiça, disse que é preciso estabelecer critérios e criar os protocolos necessários para quando se fizer possível, haver o retorno gradativo e seguro das aulas presenciais. “Todos os segmentos precisaram se adequar à pandemia e assim fizeram, isso também precisa ser feito com a Educação, que é um direito constitucional e um serviço essencial, porém, visando a segurança sanitária dos alunos e profissionais”, disse Cassiolato.

Na região, alguns municípios já anunciaram a volta as aulas presenciais, principalmente na rede particular de ensino, porém, a maioria de forma híbrida, ou seja, os pais terão a opção de levar ou não os seus filhos na escola. Caso opte por continuar com o ensino remoto, o aluno terá direito de receber o material como está sendo feito atualmente.

Em uma live realizada ontem a noite, o prefeito Filipe Carielo foi questionado sobre a adoção da onda amarela e respondeu que essa decisão é do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 e que será discutida durante a próxima reunião.

Reveja a entrevista feita com o promotor de justiça, Dr. Cristiano Cassiolato no dia 25 de fevereiro.