DepartamentosDestaquesNotíciasPolicial

OPERAÇÃO VISA COIBIR AVANÇO DE FACÇÃO EM MG E OUTROS ESTADOS

Traficantes que fazem parte do Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas do país, são alvos de uma operação realizada na manhã desta terça-feira (21 de maio). A operação “Rota do Rio” busca conter a comercialização de drogas feita pelos membros do (CV) feita em parceria com uma facção criminosa do Amazonas (CVAM). São cumpridos 99 mandados de busca e apreensão nos Estados do Amazonas, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), entre os alvos estão pessoas físicas e jurídicas que são integrantes ou associados a um “dos braços operacionais e financeiros” do Comando Vermelho. Além de reunir provas, a operação tem como objetivo o confisco de bens móveis e imóveis relacionados às atividades de tráfico.

“Essas ações são fundamentais para desmantelar o arcabouço financeiro que patrocina o comércio ilícito da facção e enfraquecer significativamente seu poder de atuação, com risco mínimo de letalidade”, afirma a PCERJ.

A investigação, segundo a polícia do Rio de Janeiro, apontou que os entorpecentes enviados do Amazonas para o Rio de Janeiro eram comercializados no atacado, ou seja, em grande volume. Para isso, conforme a investigação, a operação necessitava da participação de diversas pessoas. “Entre elas, um frigorífico no Amazonas, pertencente a um ex-prefeito de um município daquele estado, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico”, destaca a PCERJ.

Em dois anos, o esquema teria movimentado cerca de R$ 30 milhões. “A “Rota do Rio” representa um marco significativo no combate ao narcotráfico e ao crime organizado. Desmantelar essa infraestrutura é crucial para enfraquecer as operações do Comando Vermelho e reduzir a criminalidade nas áreas sob sua influência”, finaliza a PCERJ.