DepartamentosDestaquesNotíciasReligião

PAPA FARÁ APARIÇÃO PÚBLICA NA PÁSCOA

O Papa Francisco fará sua primeira aparição pública desde que saiu do hospital no domingo de Páscoa, dia 20 de abril, segundo um comunicado do Vaticano divulgado nesta quinta-feira (27). O pontífice, de 88 anos, pronunciará a tradicional bênção “urbi et orbi” (à cidade de Roma e ao mundo) na sacada da basílica de São Pedro.

O Vaticano também confirmou o calendário da Semana Santa, mas não revelou quem irá presidir as celebrações. O papa pode delegar a celebração de missas e cerimônias a outros cardeais, mas somente ele pode pronunciar a “urbi et orbi”.

Segundo a Santa Sé, a presença do papa durante a Semana Santa será definida conforme a evolução de sua saúde “nas próximas semanas”. O pontífice ainda se recupera dos 38 dias em que esteve internado Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões.

Francisco chegou a ficar em estado crítico e perto da morte durante a internação, mas teve alta no último domingo (23). Agora, irá continuar o tratamento no Vaticano por pelo menos dois meses, com terapias de reeducação motora e respiratória, e sem atividades públicas.

Internação do Papa Francisco

Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após reclamar se sentir muita dor e dificuldade para respirar. O pontífice ficou quase 40 dias hospitalizado para tratar uma pneumonia bilateral. Ele em nenhum momento foi entubado, mas precisou de utilizar ventilação mecânica.

Segundo os médicos do papa, o caso foi, inicialmente, uma bronquite, que evoluiu para infecção polimicrobiana e, em seguida, pneumonia nos dois pulmões.

Papa Francisco já está de volta ao Vaticano e, no último domingo (23), dia que teria alta, apareceu na janela do Hospital Gemelli para cumprimentar e conceder bênção aos fiéis. Ele não havia aparecido publicamente em nenhum momento da internação.