As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão em alerta para risco elevado de incêndios florestais. O aviso foi dado pela Defesa Civil Estadual devido à previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Ao todo, 31 municípios estão incluídos.
Segundo o órgão, os termômetros podem atingir até 36ºC, enquanto os níveis de umidade devem chegar a 12%. Também são esperadas rajadas de vento acima de 50km/h.
“As condições atmosféricas, marcadas por calor intenso, baixa umidade do ar e rajadas de vento, criam um cenário favorável à propagação rápida de focos de incêndio na região”, explica a Defesa Civil.
O coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, chama atenção para os cuidados redobrados. “Manter hidratação, proteger crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, e evitar qualquer ação que possa provocar incêndios são medidas essenciais”, afirma.
Como se proteger
- Mantenha-se hidratado, ingerindo água com frequência ao longo do dia, mesmo que não sinta sede, para evitar a desidratação. Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, período de maior calor e baixa umidade do ar;
- Contribua para a umidificação dos ambientes usando toalhas molhadas, baldes com água ou umidificadores;
- Higienize as narinas com soro fisiológico para prevenir o ressecamento das vias respiratórias;
- Aplique hidratantes corporais e protetor labial para evitar ressecamento da pele e dos lábios;
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, que são mais suscetíveis aos efeitos do tempo seco;
- Não solte balões nem realize queimadas, pois o risco de incêndios aumenta significativamente neste período;
- Evite usar fogo para limpeza de terrenos ou práticas agrícolas;
- Não descarte bitucas de cigarro em áreas com vegetação;
- Envie um SMS com o CEP do local desejado para 40199 e faça o cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil;
- Em caso de emergência, acione os números: 190 (PMMG), 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).


