PÁSSAROS SILVESTRES SÃO APREENDIDOS
Na noite deste domingo (25/05), por volta das 21h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 105 pássaros silvestres da espécie trinca-ferro, durante fiscalização de rotina na BR-267, Km 303, em Caxambu, no Sul de Minas.
A equipe da PRF abordou um veículo Fiat/Siena, com placas de Mangaratiba/RJ, ocupado por um homem de 26 anos e sua esposa, de 22. Durante a inspeção no porta-malas, os policiais encontraram várias gaiolas transportadoras em condições precárias, com espaço reduzido, contendo dezenas de aves típicas da Mata Atlântica.
Ao ser questionado, o condutor confessou que havia adquirido os pássaros no município de Campanha/MG e que o destino final seria Duque de Caxias/RJ, onde seriam comercializados ilegalmente na feira da cidade.
Diante dos fatos, foi constatada, em princípio, a prática do crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que trata de matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização legal.
As aves foram encaminhadas à Polícia Militar Ambiental de Itamonte/MG, que dará continuidade às providências legais e cuidados necessários. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado e os ocupantes assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo liberados em seguida.
A PRF reforça que o tráfico de animais silvestres é crime e compromete gravemente o equilíbrio ambiental.
Via Diário Independente