Destaques

PASSOS ANALISA PACIENTES DE COVID PARA DETECTAR VARIANTE DELTA

A Prefeitura de Passos está fazendo análises em famílias que tiveram membros contaminados pelo novo coronavírus para tentar detectar a presença da variante delta no município. O trabalho está sendo realizado pela equipe de Vigilância Genômica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o diretor de Saúde Coletiva, Thiago Salum, está sendo feita uma preparação conjunta para detectar a entrada da variante na região e para que providências sejam tomadas o quanto antes, já que a capacidade de transmissão da delta é maior.

Salum relata que algumas famílias que tiveram membros contaminados com o coronavírus estão sendo selecionadas para que façam análise de identificação do vírus para verificar se há ou não a presença da variante delta no município. Segundo ele, também faz parte do estudo as observações epidemiológicas diárias de notificações, casos positivos, situação nas unidades de atenção primária e a movimentação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Vamos fazer os estudos e, conforme formos encontrando grupos de pessoas contaminadas com a covid-19 nas mesmas casas e famílias, vamos fazer o levantamento. Por isso, ainda não temos a quantidade de pessoas que serão estudadas, nem mínimo ou máximo, já que temos que ter esse grupo. Independente da quantidade de pessoas necessárias e que for preciso, vamos analisar para fazer a detecção desta variante até que seja possível afirmar se ela está presente ou não em Passos”, declarou Salum.

De acordo com o diretor de Saúde Coletiva, estão sendo analisados dados das unidades de atenção primária, da UPA e da Santa Casa de Passos para a seleção dos grupos. A secretária de Saúde de Passos, Priscila Soares Corrêa Faria, afirma que estão sendo programadas capacitações das equipe de saúde para discutir o tratamento e condutas adotadas em relação à nova variante.

“A agilidade na vacinação em Passos é nosso maior objetivo com o maior número de profissionais envolvidos. Além disso, a contratação de 24 novos trabalhadores da Brigada de Enfrentamento à Covid-19 está em processo de execução pelo processo seletivo, através do edital, para auxiliar o município”, comentou Priscila.

Via Clic Folha.