Principais

PASSOS PODE VOLTAR PARA ONDA VERMELHA

O aumento nas notificações de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em Passos, tem preocupado a administração municipal. A cidade registrou, até ontem, 1.685 casos e 29 mortes. Caso não ocorra diminuição no número de infectados e de óbitos em decorrência da doença, a prefeitura pode tomar medidas mais severas, na próxima semana, como a volta à Onda Vermelha, a mais restritiva do programa Minas Consciente. A mudança, caso adotada, deve impactar o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de outros setores da economia, como o turismo, e as comemorações de Natal e Ano Novo.

O diretor Municipal de Saúde Coletiva, Thiago Salum, afirmou, ontem, que a Brigada de Enfrentamento à Covid-19, órgão criada em março deste ano pelo prefeito Renatinho Ourives e seus assessores diretos, tem encontrado dificuldades junto à população para combater a disseminação do vírus.

Generalizando, a verdade é que o povo não está colaborando de forma alguma para não se contaminar. Nos finais de tarde e início de noite, temos observado muitos e muitos grupos de pessoas aglomeradas, e sem usar a proteção facial, uma das principais recomendações para não se contrair a doença”, declarou.

Salum lamenta que a população ainda não está consciente do perigo em relação à covid.

Não vejo colaboração nenhuma. É comum a gente ver famílias inteiras, inclusive crianças, nas ruas, praças e comércio em geral, sem usar máscara. Isso acontece na área central e principais vias públicas nos bairros. Todos amontoados e sem respeitar o distanciamento social. A falta de apoio por parte da comunidade pode acarretar medidas drásticas por parte do prefeito antes mesmo de acabar 2020. É quase impossível controlar a desobediência sanitária popular”, salientou.

Na próxima segunda-feira, dia 21, está programada uma reunião do Comitê Municipal de Covid-19 para avaliar a real e atual situação que se encontra Passos em relação à doença.

Via Folha da Manhã.