Informação com Credibilidade

CidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPassos-MGSaúde

PASSOS RECEBE REFORÇO CONTRA A DENGUE

Passos recebe a partir desta segunda-feira (24) um reforço no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. Servidores do estado vão ajudar, até o próximo mês, os agentes da cidade. O município já ultrapassou os mais de 10 mil casos prováveis de dengue. A cidade vai ganhar um reforço de 17 agentes de endemias do Governo de Minas.

O trabalho deverá começar nesta terça-feira (25) e seguir até o dia 5 de maio. A intenção é ajudar as equipes locais da zoonoses nas inspeções e na destruição de criadouros do mosquito.

Passos vive uma situação de epidemia e emergência. O município tem 10.064 casos prováveis da doença e quatro mortes registradas. Além disso, existem quatro casos de chikungunya e um de zika vírus.

“Isso foi um pedido nosso, da força-tarefa do Estado de Minas, pra vir atuar juntamente com os nossos agentes de endemias no combate à dengue. A atuação deles em um primeiro momento será nos locais que nós tivemos mais casos de dengue, que são já os locais que nós temos dificuldades há anos, que e a região da Penha, das Cohabs, o trabalho é trabalho de campo, eles vão fazer o trabalho de agentes de endemias e são muito bem vindos. Nós fizemos esse pedido e fomos prontamente atendidos”, explicou o secretário de Saúde de Passos, Thiago Salum.

Hoje a Prefeitura de Passos tem 114 agentes de endemia, sendo 80 no combate à dengue. O secretário atribuiu o atual cenário da cidade à quantidade de chuva que caiu na cidade.

“O maior problema que nós tivemos é a questão de tantas chuvas de novembro pra cá. O acúmulo de chuvas foi muito grande, a nossa cidade está muito extensa, então a normalidade de passar na casa de dois em dois meses, essa frequência diminuiu por conta das chuvas, o que veio ocasionar essa epidemia de dengue”, completou o secretário.