Informação com Credibilidade

Destaques

PASSOS VAI DISTRIBUIR ABSORVENTE PARA ALUNAS DA REDE MUNICIPAL

O prefeito de Passos, Diego Oliveira vai anunciar a inclusão, no material escolar, de absorventes para alunas das 17 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.

De acordo com o prefeito, são poucas as meninas da rede pública municipal a receberem o item, porém, ele entende como material necessário.

“Independentemente da aprovação nacional do projeto, pois não se trata de uma lei impositiva, nós vemos como justo e necessário. Porém, precisamos unir forças para conseguir que as escolas estaduais também tenham o mesmo direito. É nesta faixa escolar onde está a maioria das alunas que vão precisar do absorvente”, disse Diego Oliveira.

O chefe do Executivo passense informou que haverá uma reunião no gabinete com a presença da secretária municipal de Educação, Rosa Beraldo, e também com representantes do CMDM para o anúncio do projeto, que já está pronto e será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias.

A vice-presidente do CMDM, Fabiana Nascimento, contou que o conselho falou com o prefeito, ainda na posse, a respeito deste assunto.

“Vamos encaminhar um formulário para todas as instituições e através dele vamos elaborar plano de ação. Entendemos também que é necessário que todas as escolas, não só da rede municipal, atuem neste sentido de adequação ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual”, afirmou.

Algumas cidades mineiras já estão, inclusive, iniciando a entrega do kit com o absorvente. É o caso de Araxá, no Triângulo Mineiro. Nesse município serão distribuídos absorventes para todas as alunas de 10 a 14 anos da rede municipal de ensino. A ação, por meio da Secretaria de Educação, vai atender todas as alunas a partir do 4º ano do ensino fundamental durante o ano letivo. Período em que elas ficam menstruadas e podem dar início a esse ciclo na própria escola. Durante todos os meses, os kits serão repassados gratuitamente aos estudantes e o item também será disponibilizado nas instituições, caso seja necessário para as adolescentes em algum momento.

Via Clic Folha