Destaques

PESQUISA DIZ QUE ÓCULOS PODEM REDUZIR CONTÁGIO PELA COVID

Um estudo apontou que o risco de infecção por Covid-19 em pessoas que usam óculos regularmente pode ser de duas a três vezes menor. A taxa de contaminação cai dos usuais 1,35 para a população no geral para 0,48 entre os usuários de óculos, diz a pesquisa.

Anteriormente, outra pesquisa apontou que apenas 16 pacientes de um total de 276 internados com Covid-19 que tinham miopia e usavam óculos com frequência.

Entre os cientistas chineses, chamou a atenção o fato de que apenas 5,8% dos pacientes com Covid-19 internados no local terem miopia enquanto o percentual de pessoas com a doença ocular na província era bem maior, 31,5% da população.

A baixa transmissão pode estar relacionada a “menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos”, diz o estudo.

A contaminação pelos olhos pode ocorrer por gotículas ou aerossol, ou seja, pela viagem que o vírus faz pelo ar a partir da respiração, fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas até encontrar a região ocular de uma pessoa saudável.

Porém, os pesquisadores também apontam para a possibilidade de autoinfecção pelo canal ocular, quando a pessoa encosta em um objeto infectado e leva a mão até o rosto. “A transmissão por contato ocorre pelo toque da face, nariz, boca e olhos após contato direto e fômites (objetos) usados pela pessoa infectada”, diz o texto.