POLÍCIA DE MINAS PRENDEU 6 TONELADAS DE DROGA SÓ NESTE MÊS
Aproximadamente 6 toneladas de drogas apreendidas, 170 mil procedimentos de fiscalização e 2,5 mil pessoas detidas. Esse é o resultado de ações de combate ao narcotráfico em Minas Gerais, realizadas apenas neste mês de junho. As atividades preventivas, de inteligência e repressão ocorreram em todo o estado – inclusive em penitenciárias, estradas e aeroporto.
Os números foram apresentados nesta sexta-feira (25/6) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e pelas Forças de Segurança atuantes no estado. As ações fazem parte da Operação Narco Brasil, realizada de forma inédita simultaneamente em todo o País.
Toneladas apreendidas
Em Minas Gerais, foi realizada uma força-tarefa com os órgãos de segurança do estado no dia 1º de junho. Ao todo, 300 mandados de prisão e outros 500 mandados de busca e apreensão foram cumpridos até esta sexta-feira (25/6). As toneladas de droga apreendidas resultaram, segundo as autoridades, em um prejuízo aos criminosos calculado em até R$ 20 milhões.
“O Estado organizado demonstra ter condições de debelar este que é o principal comburente da criminalidade violenta no Brasil: o tráfico de drogas. Essa política pública busca trabalhar a prevenção, conscientizar a população a respeito desse esforço social contra um problema de saúde pública e repreender o crime”, resume o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho.
As autoridades mineiras aproveitaram apreensões realizadas em outros meses, fora da Operação Narco Brasil, para incinerar drogas retiradas de criminosos. A ação foi feita nesta sexta (25/6) e destruiu, ao todo, 16 toneladas de entorpecentes.
“Drogas apreendidas em outros meses aguardavam liberação da Justiça para incineração, o que acontece duas ou três vezes por ano, mediante acompanhamento do Ministério Público, conforme prevê a legislação tocante à incineração de ilícitos”, explica a Sejusp, por nota, à reportagem.
Via Estado de Minas