POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO EM UNIVERSIDADES NO SUL DE MINAS
Na manhã desta terça-feira (08), a Polícia Federal realizou uma operação contra crimes de desvio e lavagem de dinheiro em uma instituição de ensino superior e sua mantenedora. Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde. Também foram realizadas em Contagem, Nova Lima e Belo Horizonte.
A investigação é contra a Universidade Vale do Rio Doce (Unincor) e a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).
A Polícia Federal apurou que a fundação possuía grande volume de débitos tributários e previdenciários já vencidos. O valor, segundo a PF, chega a R$ 92 milhões. Além disso, havia dívidas trabalhistas que não foram pagas.
Ainda segundo a investigação, os dirigentes da FCTE e titulares de empresas criadas para atividades ilícitas, teriam desviado mensalidades dos cursos oferecidos pelo período de 3 anos.
Os investigados poderão responder por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, se condenados.
Em comunicado oficial, a FCTE e a Unincor disseram que a operação ocorre devido a débitos trabalhistas e tributários deixados pelas gestões anteriores, que a gestão atual vem tentando sanar há mais de 10 anos.