Destaques

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA REGIÃO SÃO FISCALIZADOS

Em três dias de fiscalização, em 63 municípios, 203 postos de combustíveis em Minas Gerais apresentaram irregularidades e foram autuados – o que representa 39% dos 516 vistoriados.

O balanço faz parte da Operação Petróleo Real, que ocorreu em todo país na terça-feira e quinta desta semana, e envolveu quase 500 servidores mineiros.

No Estado, foram 648 bombas de combustível aferidas, sendo que 91 estavam irregulares. Outros itens também foram analisados, como qualidade do combustível e a validade dos produtos.

A operação integra mobilização do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, em Minas, foi capitaneada pelal Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Em amostras recolhidas no Estado, os fiscais identificaram a presença de metanol na gasolina vendida – substância que é consumida mais rapidamente pelos veículo – bombas “viciadas”, que disponibilizavam menos combustível que a quantidade constante no mostrador e o valor cobrado, além de vazamento nos equipamentos. Segundo o governo estadual, boa parte dos estabelecimentos autuados é reincidente, pois, em fiscalizações passadas, já haviam sido identificadas várias irregularidades.

Em Minas, as fiscalizações também ocorreram em Araguari, Barbacena, Boa Esperança, Caeté, Campo Belo, Capelinha, Carangola, Conceição da Aparecida, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Frutal, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Iturama, Janaúba, Juiz de Fora, Monte Carmelo, Muriaé, Paracatu, Passos, Pirajuba, Pirapora, Poços de Caldas, Rio Pomba, São Francisco, São Sebastião do Paraíso, Sarzedo, Três Pontas, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Unaí.