PREFEITO DE ALPINÓPOLIS RECEBE HOMENAGEM PELO TRABALHO NO COMBATE A COVID
O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, recebeu uma homenagem do seu partido (PSB), pela condução das medidas no enfrentamento à COVID-19 no município.
No texto, elaborado e assinado pela Juventude Socialista Brasileira de Minas Gerais, destaca-se as ações feitas pelo prefeito tanto na área administrativa como na área humana. “Rafael Freire, deu uma aula de gestão pública no combate à pandemia, mas, acima de tudo, fez brotar em meio ao caos a empatia, a esperança e a humanidade. No rádio ele se emocionou a falar das vítimas que aguardavam vagas em leitos de UTI’s. Na Prefeitura ele determinou o lockdown por dois finais de semana seguidos, colocando toda a população dentro de casa. No hospital, ele não arredou o pé, até tarde da noite, enquanto não viu o último paciente da Covid-19 sendo transferido em segurança para outros hospitais. No dia a dia, ele ligava para as famílias destes pacientes para prestar solidariedade e dizer que não estavam só.”
Vejam na íntegra o texto da homenagem:
O PREFEITO QUE ESCOLHEU A VIDA
“Ele tinha todos os motivos para escolher o outro caminho. Menos desgaste, pouca pressão, espaço na mídia negacionista. Ele também podia ter ficado atrás de uma mesa editando decretos e expedindo ordens. Ele podia ter lavado suas mãos e deixado que cada um se virasse no pior momento da pandemia da Covid-19. Ele foi ameaçado, xingado, insultado, pressionado e não compreendido. Mas ele fez o que nenhum crítico de plantão faria: escolheu a vida.
O jovem prefeito de Alpinópolis, do Partido Socialista Brasileiro, Rafael Freire, deu uma aula de gestão pública no combate à pandemia, mas, acima de tudo, fez brotar em meio ao caos a empatia, a esperança e a humanidade. No rádio ele se emocionou a falar das vítimas que aguardavam vagas em leitos de UTI’s. Na Prefeitura ele determinou o lockdown por dois finais de semana seguidos, colocando toda a população dentro de casa. No hospital, ele não arredou o pé, até tarde da noite, enquanto não viu o último paciente da Covid-19 sendo transferido em segurança para outros hospitais. No dia a dia, ele ligava para as famílias destes pacientes para prestar solidariedade e dizer que não estavam só.
O jovem prefeito foi além. Num discurso ousado e numa mensagem impactante, se dirigiu a sua comunidade defendendo a ciência (dentro da Casa de Deus) mas também pediu oração. Fez um apelo pela vida e sentenciou que a nossa desobediência nos trouxe ao caos mas que, a nossa obediência nos livraria dele.
Perguntado o que ele pediria pra Deus neste momento, o prefeito cravou: paciência e sabedoria. Exatamente a mesma coisa que Jeremias pediu a Deus quando este o escolheu para liderar o seu povo. O socialista dispensou o título de “salvador da pátria” e disse que neste momento cumpria apenas a sua missão que era salvar vidas.
Quanto ao comércio, o prefeito não foi insensível. Ouviu, rebateu, acolheu às críticas, posicionou-se e dialogou. Orientou corretamente a sua população do início até agora, e como ele mesmo disse, não encaminhou o seu povo para o abate. Afirmou que o melhor tratamento precoce é a consciência e que a saída para esta crise é a vacina para todos.
Não sei você, mas aqui vi a essência de um verdadeiro líder: sereno, humilde e firme. Escolheu salvar vidas e acabou salvando, talvez, uma região toda. Afinal, a região parou para ouvi-lo. E quem ouviu, sentiu a força das suas palavras e a grandeza dos seus atos. Ainda há políticos sérios neste país.”
Por: Juventude Socialista Brasileira de Minas Gerais